sexta-feira, 29 de maio de 2009

Contextos de Alfabetização


Nesta semana, discutimos o texto "Contextos de alfabetização na aula", de Ana Teberosky e Núria Ribera. (TEBEROSKY, Ana. GALLART, Marta Soller. et. all. Contextos de alfabetização inicial. Porto Alegre: Artmed, 2004)

Um dos aspectos importantes que temos discutido é a necessidade do professor exercer uma função de mediador no processo de aprendizagem da leitura e da escrita das crianças. Um outro aspecto relevante é a utilização de gêneros textuais diversos para que elas possam compreender as finalidades/funcionalidades sociais da escrita. 

Neste vídeo, podemos perceber, na prática pedagógica da professora, diversos matizes dos pontos teóricos que discutimos em sala. Pense a respeito e faça comentários. 

Observe como as crianças vão desenvolvendo suas habilidades de leitura. Elas trabalham com hipóteses e estabelecem uma interação entre si, com seus conhecimentos prévios e com a professora. Além disso, testam as hipóteses para superar o desafio de montar a lista de frutas, organizando as letras das palavras que representam as imagens. Esta é uma atividade importante para os avanços das crianças! 


3 comentários:

  1. Nossa! Esse vídeo é muito legal!
    O Lucas falando:-Eu não sou tão alfabético assim não!
    rs*
    Esse contexto de alfabetização é muito rico.Uma atividade que causa interesse.Se com os meninos fez sucesso,imagine com as meninas?!
    Podemos obter grandes resultados com atividades como essa!

    ResponderExcluir
  2. Acho importante que o professor assuma uma postura de ajudador no processo de alfabetização. O trabalho deve proporcionar liberdade para que as crianças explorem suas concepções de escrita.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! realmente o professor ele tem que trabalhar a partir da bagagem de conhecimentos que o aluno carrega. E a partir disso trbalhar com atividades que possam ajudar no desenvolvimento desse processo.
    Amei o vídeio!

    ResponderExcluir

Por favor, deixe aqui seu recado! Deixe seu contato. Assim que puder, retorno.